Summer CEmp 2019 arranca hoje em Monsaraz

A terceira edição do Summer CEmp arrancou hoje, dia 27 de agosto, em Monsaraz. O Summer CEmp é a escola de verão de assuntos europeus que junta os protagonistas de Portugal na Europa com os jovens portugueses.

 

É um formato intensivo e interativo de aprendizagem com debates, exercícios práticos e conversas para entender melhor o projeto Europeu, que decorre de 27 a 30 de agosto de 2019.

 

Nasce da necessidade de envolver os futuros líderes de opinião no debate sobre a União Europeia, os possíveis cenários de futuro após os 60 anos da sua fundação e o papel da Comissão Europeia.

 

Destina-se a 40 jovens estudantes universitários portugueses, entre os 18 e os 30 anos, de todos os pontos do País. A maioria tem formação na área das relações internacionais, ciência política, comunicação e jornalismo, mas há vários participantes com formação em economia, engenharias e medicina.

 

É um grupo heterogéneo mas em comum estes jovens têm uma grande motivação para discutir a Europa. Muitos têm uma participação ativa nas suas comunidades, quer por via partidária ou de associativismo. A participação dos jovens é gratuita e a seleção foi feita por concurso, com base no seu perfil e motivação.

 

No Summer CEmp mais de 70 protagonistas da sociedade portuguesa vão discutir o futuro da Europa com 40 jovens universitários. Em quatro dias, este grupo diverso de jovens dinâmicos vai dialogar com um leque de protagonistas da atualidade política e mediática portuguesa e europeia.

 

Os Comissários europeus Carlos Moedas e Julian King, os ministros Mário Centeno e Tiago Brandão Rodrigues, as Secretárias de Estado Ana Paula Zacarias e Maria do Céu Albuquerque, os Embaixadores João Vale de Almeida e Tarja Laitiainen, os Eurodeputados Francisco Guerreiro, Lídia Pereira e Marisa Matias, os Deputados Duarte Marques e Pedro Mota Soares, o Alto-Comissário para as Migrações Pedro Calado, a Diretora da Representação do Fundo de População das Nações Unidas em Genebra Mónica Ferro, a Vice-reitora Elvira Fortunato, a fadista Kátia Guerreiro, a apresentadora Joana Barrios e a ilustradora Clara Não, estão entre os mais de 70 oradores.

 

Summer CEmp é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal e organizado com o apoio da Câmara Municipal de Monsaraz.

Fonte: Rep. CE Portugal

Posted on 27 Agosto, 2019 in Destaques, Feed

Share the Story

Back to Top