Projeto INTERREG MED de eficiência energética promove ação-piloto

AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo está a fazer o balanço de uma ação-piloto no âmbito da medição e instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos em doze edifícios públicos do Alto Alentejo.

 

Esta ação desenvolve-se no âmbito do Projeto STEPPING – Apoio ao Desenvolvimento e Implementação de Contratos de Performance de Energia, que recebe apoio do Programa INTERREG MED e tem como principais objetivos o apoio ao desenvolvimento e implementação de Contratos de Performance de Energia (abordagem inovadora), o desenvolvimento de ações que conduzam à implementação das Diretivas Europeias em matéria de eficiência energética em edifícios públicos.

 

Este projeto de cooperação é coordenado pela Região de Piemonte (Itália) e conta com mais oito sócios provenientes de Itália, Eslovénia, Espanha, Malta, Grécia, Portugal e França. Em Portugal é a AREANATejo que fará a implementação das ações previstas nos seus onze municípios.

 

A AREANATejo promoveu a instalação de dispositivos de monitorização de consumos energéticos nos edifícios, cujos dados estão a ser integrados em tempo real numa plataforma comum. Foi também promovida uma ação de formação para os técnicos dos municípios responsáveis pelas áreas de energia e infraestruturas, sobre as funcionalidades e utilização dos dados fornecidos por esta plataforma.

 

Destes diagnósticos identificaram-se padrões de consumo de energia e como resultado principal do estudo foram apontadas 61 medidas de melhoria da eficiência energética que se concentram essencialmente em cinco áreas:

  • Produção de águas quentes sanitárias através da utilização de energias renováveis (biomassa)
  • Melhoria dos sistemas de AVAC
  • Instalação de baterias de condensadores por forma compensar o fator de potência
  • Instalação de sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo
  • Melhoria dos sistemas de iluminação (com um investimento global de cerca de 630 mil euros, a implementação destas medidas permitirá obter uma significativa redução do consumo de energia o que se traduz numa redução anual de aproximadamente 172 mil euros, apresentando um período de retorno simples de 3,7 anos, sem financiamento).

 

A próxima reunião de coordenação do STEPPING decorrerá em Elvas, nos próximos dias 25 e 26 de outubro de 2018, sendo que a organização ficará a cargo da AREANATejo com o apoio do município de Elvas.

Para mais informações consulte o site do projeto STEPPING.

 

 

 

Fonte: AREANATejo

Posted on 24 Agosto, 2018 in Destaques, Notícias

Share the Story

Back to Top