Imagem da União Europeia é a mais positiva de sempre, revela Eurobarómetro

Mais de três quartos dos portugueses (78%) consideram que o país beneficiou com o facto de ser membro da União Europeia (UE), revela o mais recente Eurobarómetro publicado pelo Parlamento Europeu.

A imagem da União Europeia está também em alta entre os europeus, com um valor recorde de 68% de inquiridos a considerar que é benéfico para o seu país pertencer à Europa dos 28.

Trata-se do maior valor registado desde 1983, sublinha o estudo de opinião, cujos dados revelam que uma grande maioria dos portugueses (72%) votaria a favor da permanência na UE, num referendo semelhante ao Brexit.

A pertença de Portugal ao clube europeu é tida como positiva pela maioria dos cidadãos lusos (65%), acima da média europeia (60%), representando um aumento de cinco pontos em relação à última sondagem de opinião, efetuada em setembro e outubro de 2017.

Os portugueses estão também entre os cidadãos europeus que têm uma opinião mais positiva sobre o Parlamento Europeu (PE), indica o novo Eurobarómetro, publicado a um ano das próximas eleições europeias, que se realizam de 23 a 26 de maio de 2019.

Com valores ligeiramente mais baixos, os restantes europeus acompanham este sentimento português – 66% indicam que votariam também a favor de ficar.

No inquérito conduzido em setembro, “a maioria dos indicadores de apoio à UE regista uma evolução positiva, sugerindo um aumento da consciência dos benefícios de fazer parte da UE, no seguimento do referendo no Reino Unido em 2016”, sublinha a nota de divulgação do Eurobarómetro.

Comparando com dados de inquéritos anteriores, os cidadãos estão também mais satisfeitos com o funcionamento da democracia na UE (61% face a 55% em abril, em Portugal, e 49% a nível europeu).

Quanto ao Parlamento Europeu (PE), 43% dos portugueses têm uma imagem positiva da instituição, o que corresponde à quinta percentagem mais elevada na UE. Ainda assim, Portugal é “o quarto país que mais defende um papel mais interventivo do PE (64% face à média europeia de 48%)”.

Além de fazer parte da UE ser considerado “uma coisa boa” por 62% dos europeus – o valor mais alto registado nos últimos 25 anos – o Eurobarómetro revela que os europeus estão informados quanto à realização das eleições europeias. 41% sabem quando se vão realizar (em maio de 2019), o que traduz uma subida de nove pontos percentuais em seis meses.

Na hora de escolher os temas que preferiam ver debatidos na campanha eleitoral, os europeus estão alinhados, elegendo a economia e crescimento e o combate ao desemprego jovem.

Consulte AQUI:

Fonte: Parlamento Europeu/Expresso

Posted on 19 Outubro, 2018 in Destaques, Feed

Share the Story

Back to Top