A inovação é a única arma para o crescimento e o emprego

Para Carlos Moedas, o crescimento na Europa só se atinge com a inovação. Por isso devia ser uma prioridade dos governos. Defende a diversificação das fontes e os montantes de financiamento privado às empresas europeias

“Os políticos dizem que vão criar emprego, mas não são eles que criam emprego, são as empresas. Dizem que vão conseguir mudar leis e criar mais empresas e isso não acontece”, referiu Carlos Moedas, comissário europeu. Acrescentou que “a importância da inovação radica no facto de ser a única arma que temos para o crescimento e para a criação de emprego”.

Na sua opinião um país só cresce se aumentar a produtividade e só há três caminhos. “Dois dos caminhos não os queremos porque ou se trabalha mais pelo mesmo preço, ou ainda pior, trabalha-se o mesmo e recebe-se menos. O terceiro caminho é subir na cadeia de valor”. Deu o exemplo da Alemanha que, durante anos, foi o maior exportador do mundo. Conseguiu atingir este objectivo porque vendia produtos exclusivos com mercado, “que eram mais caros e permitiam criar emprego e pagar melhores salários”.

Defendeu que “o crescimento na Europa só pode ser feito através da inovação”. Sugeriu que os governos deviam ter ministérios da Inovação para dar dimensão política e fazer da inovação uma prioridade.

 

Posted on 18 Abril, 2018 in Destaques, Notícias

Share the Story

Back to Top