Fundo para a Inovação Social

Com 55 milhões de euros provenientes em 85% de Fundos Estruturais disponíveis no quadro do Portugal 2020 e os restantes 15% do Orçamento de Estado, o Fundo para a Inovação Social (FIS) é o maior dos quatro instrumentos de financiamento da iniciativa Portugal Inovação Social.

É o único que assume uma configuração de Instrumento Financeiro, sendo dirigido a Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) em fase de consolidação e/ou expansão.

O FIS funcionará enquanto fundo híbrido, operando nas vertentes de dívida e capital. Na vertente de dívida, o FIS prestará garantias a instituições de crédito permitindo que estas concedam empréstimos com condições mais favoráveis para o beneficiário final, face às condições de mercado. Na vertente de capital, o FIS coinvestirá em operações de capital e quase-capital de pequenas e médias empresas, em conjunto com investidores sociais. Os referidos investidores sociais poderão assumir, entre outras, as formas de Sociedades de Capital de Risco, Business Angels, Empresas, Fundações ou Entidades da Economia Social.

O FIS é um dos objetos do estudo de avaliação ex-ante (AEA) dos instrumentos financeiros do Portugal 2020, realizado em 2015. O início da sua operacionalização está previsto para o terceiro trimestre de 2018.

Posted on 17 Abril, 2018 in Destaques, Notícias

Share the Story

Back to Top