Lisboa na corrida pelo título de Capital Europeia da Inovação, juntamente com outras onze cidades. A honraria tem um prémio monetário de 1 milhão de euros.
A cidade de Lisboa é uma das doze cidades europeias finalistas do Prémio Capital Europeia da Inovação, anunciou o Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, na tarde de quarta-feira.
O prémio atribuído por Bruxelas com o objetivo de distinguir “a cidade europeia que melhor demonstre a sua capacidade de utilizar a inovação para melhorar a vida dos seus cidadãos”, lê-se no comunicado enviado à redação.
Além de Lisboa, as cidades de Aarhus (Dinamarca), Antuérpia (Bélgica), Atenas (Grécia), Bristol (Inglaterra), Gotemburgo (Suécia), Hamburgo (Alemanha), Leuven (Bélgica), Madrid (Espanha), Toulouse (França), Umeå (Suécia) e Viena (Áustria). Para Bruxelas, estas cidades “contribuem para ecossistemas de investigação dinâmicos e abertos, envolvem os cidadãos no processo de governação e tomada de decisões e utilizam a inovação para melhorar a sua resistência e sustentabilidade”.
A cidade vencedora será anunciada na Web Summit em Lisboa, a 6 de novembro deste ano, depois de cada delegação apresentar as suas estratégias de inovação na sessão “iCapital Stories” durante a semana europeia das regiões e cidades, em Bruxelas, a 10 de outubro.
O primeiro prémio tem um valor de 1 milhão de euros, recebendo as cinco finalistas 100 mil euros cada.
Fonte:Jornal Económico
Comments are closed.