O Banco de Portugal, a CMVM e a ASF apoiam o lançamento da plataforma Portugal FinLab, um meio de ligação entre as empresas financeiras que querem inovar e os reguladores.
Os reguladores financeiros juntaram-se à rede Portugal Fintech para apoiar a inovação tecnológica no sector financeiro. A criação da nova plataforma Portugal FinLab visa estabelecer uma ponte entre os requisitos regulatórios e as empresas fintech.
“O Banco de Portugal, a CMVM e a ASF juntaram-se à Portugal Fintech para o lançamento da Portugal FinLab, uma plataforma de contacto entre empresas inovadoras nas áreas financeiras e os reguladores nacionais”, anunciam os reguladores em comunicado conjunto enviado às redacções esta segunda-feira, dia 30 de Julho.
Este é um “projecto pioneiro numa indústria em que a dimensão regulatória assume especial importância e impacto”. A ideia é que a plataforma sirva de ponte de contacto entre as empresas como bancos, seguradoras ou startups e os reguladores: “A Portugal FinLab nasce da necessidade por parte de inovadores financeiros de compreender e dominar a realidade regulatória”, sintetiza o comunicado.
“Nesta plataforma, os participantes poderão obter resposta dos reguladores sobre como melhor actuar de acordo com o quadro legal regulatório em vigor, incluindo informação relativa aos procedimentos de instrução de um pedido de autorização ou de registo junto dos reguladores”, explica o comunicado.
Em Setembro os reguladores e a Portugal Fintech vão assinar um protocolo para oficializar o lançamento da Portugal FinLab.
Comments are closed.